No Oriente Médio, parteiras recomendam o consumo de tâmaras no último mês da gestação. E elas não estão erradas! Continue lendo que eu explico tudo sobre esse alimento que se tornará seu aliado para um parto mais fácil.
Benefícios da fruta para mulheres grávidas
As tâmaras contêm muitos benefícios, de fato. São fontes de fibra, portanto, aliviam a constipação, e também de ferro. Sabemos que, durante a gravidez, o corpo consome muito esse nutriente! Além disso, elas ajudam a combater a fadiga e fortalecer o sistema imunológico.
Mas isso não é tudo! Um estudo científico* mostrou que o consumo de tâmaras durante o último mês de gestação promove a dilatação do colo do útero. Ou seja, favorece o início espontâneo do trabalho de parto e reduz a necessidade de intervenções.
A fruta ainda conta com uma substância semelhante à ocitocina. Sim! O hormônio responsável pelas contrações uterinas e ejeção do leite materno. A ocitocina também é conhecida como “hormônio do amor”, pois participa da criação de vínculo e da sensação de bem-estar da mãe no pós-parto.
As tâmaras também fortalecem o útero, para que as contrações sejam mais eficazes durante o parto.
A cereja do bolo, no entanto, é que esse superalimento reduz a dor do parto e o sangramento, além de controlar melhor o pós-parto.
Pequena contraindicação: a tâmara não é recomendada para futuras mães com diabetes ou diabetes gestacional por ser muito rica em carboidratos simples e ter alto índice glicêmico. Aliás, a fruta é tão doce que pode servir como substituto de açúcar em muitas receitas!
Quantas tâmaras você deve consumir?
Você deve consumir 6 tâmaras por dia todos os dias durante o último mês de gravidez.
Então, prontas para comer tâmaras?
- Al-Kuran, O.; Al-Mehaisen, L.; Bawadi, H.; Beitawi, S.; Amarin, Z. The effect of late pregnancy consumption of date fruit on labour and delivery. J Obstet Gynaecol, 2011.
0 comentários